Todos os empreendedores sabem que a inovação é vital não apenas para o crescimento de um negócio, mas também para sua sobrevivência a longo prazo . O desenvolvimento de novos produtos/serviços e a adopção de novas tecnologias não apenas colocam o seu projecto na linha da frente da concorrência, como também tornam o seu negócio mais ágil e eficiente diante das mudanças do mercado.

O problema é que a inovação tem um custo e, quando se gere um orçamento limitado, é fácil adiar alguns projetos para o futuro. Como superar esse desafio?

Aqui fica algumas idéias para os empreendedores transformarem a inovação num poderoso motor de crescimento , sem colocarem-se em riscos financeiros.

  • Concentre-se nas mudanças que geram valor

Parece óbvio, mas a realidade é que muitos negócios acreditam que a principal finalidade de uma nova tecnologia deve ser a redução de custos e tempo de desenvolvimento de um produto.

Em vez disso pergunte o que seu cliente o que ele precisa hoje, descubra nova ferramentas e veja o seu potencial. Muitas estão no mercado gratuitamente nos primeiros meses.

  • Faça pequenas apostas

Em vez de fazer um grande investimento em um único projeto, é melhor optar por vários ao mesmo tempo, o que pode ir testando quanto à sua viabilidade em troca de avanços específicos .

Claro que montar um pipeline de projetos, nomear pessoas responsáveis ​​e segui-las, porque senão não haverá resultados.

  • Dê tempo e espaço para novas ideias

Destine 20% do seu dia de trabalho para trabalhar em novas ideias pode parecer irreal quando há muito a resolver . Mas é um conceito muito interessante, que pode nos ajudar a descobrir áreas de oportunidade para focar a empresa no conceito de inovação permanente. Todos queremos aprender algo novo ou fazer parte de algo importante. E, às vezes, é suficiente compartilhar com a sua equipa os novos projectos e convidá-la a participar de uma reunião e compartilhar suas sugestões e opiniões.

  • Procure fontes alternativas de financiamento

Embora não seja um caminho fácil, as pequenas e médias empresas muitas vezes têm opções concretas para iniciar projetos de inovação, mesmo que não tenham o dinheiro necessário. Obte pelas melhores soluções