Detectar novas oportunidades de negócios

Estamos sempre em busca de novas oportunidades, projectos ou ideias de negócios. O problema é que por vezes ocupamos demasiado tempo e não filtrarmos os projectos que realmente têm o potencial para se tornarem num negócio lucrativo. Mais do que lucrativo por vezes temos de ir além da ocorrência e aí a criatividade é essencial 😉

As oportunidades de ganhar dinheiro são muito mais concretas e podem estar diante de nós. E nós não os vemos! Para ajudá-lo nesse processo, ficam aqui quatro dicas, para acionar os seus filtros e todas as ideias que tem em mente e se concentrar no que realmente vale a pena!

1. Analise os pormenores da sua área de actividade

As melhores oportunidades estão mais próximas do que pensamos. Investir na sua área proporcionará mais sucesso. Os setores onde têm mais conhecimento, experiência e contactos poderá ser a chave de um negócio mais lucrativo como o seguinte exemplo:

  • Se trabalha numa cadeia de restaurantes e pretende algo do gênero, a primeira coisa que terá de fazer é uma lista de todas as atividades relacionadas. E analisar onde há problemas não resolvidos e como eles podem ser resolvidos acima de tudo.

2. Olhe para o mundo

Escolha três a cinco atividades nas quais identificou oportunidades de melhoria e investigue como esses problemas poderão ser resolvidos ou estão sendo resolvidos em mercados mais desenvolvidos. Hoje em dia devido à Internet, temos acesso a um número impressionante de artigos, análises e estudos sobre diferentes mercados.

Outra opção é participar de conferências e eventos ligados à sua àrea, onde especialistas relevantes participam com acesso às últimas notícias e tendências internacionais. Isso permitirá que veja além dos limites da actividade local.

3. Vá para casa

Com todas as informações do que está acontecendo no seu mundo de negócios, agora sim poderá analisar melhor onde o “movimento” do seu mercado.

  • Quais são as diferenças com as soluções dadas aos clientes em relação à problemática inicial?
  • Estas soluções são aplicáveis?
  • O que seria necessário para implementá-las?
  • Ou seria mais conveniente desenvolver um modelo de negócios completamente diferente?
  • Seria lucrativo?

Não faça este estudo sozinho: vá para a rua, converse com especialistas e empresários do setor, torne-se seu cliente e obtenha informações em campo.

4. Analise o futuro

Finalmente, terá de trabalhar em um diagnóstico final por onde o caminho do mercado irá seguir e onde a oportunidade real pode surgir .

A grande questão à qual deve responder é: qual é a maior necessidade não atendida no seu mercado e qual é a maneira mais lucrativa de atendê-lo? E é aí que temos que analisar os elementos que compõem qualquer plano de negócios: produto ou serviço, valor diferencial, clientes, produtos substitutos ou concorrência, fornecedores e regulamentos . E qual é o lugar e peso que eles têm no mercado. Isso nos permitirá determinar não apenas a oportunidade viável, mas também a força que precisamos para entrar nesse novo mercado (em termos de recursos financeiros, alianças, contatos, entre outros).

Scroll to Top