Começamos a ouvir as palavras recessão e inflação já há pelo menos 3 meses. O impacto da guerra, o aumento dos juros na zona Euro deixou de ser um conceito abstrato e passou a ser realidade das empresas e da vida pessoal de cada um.
No entanto, o abrandamento da atividade económica tem um impacto direto nas empresas, independentemente da sua dimensão.
Como sempre, a melhor coisa que um empreendedor pode e deve fazer é se preparar. Como tal, vamos partilhar cinco estratégias para antecipar as mudanças, proteger a saúde do negócio e garantir que sua empresa não apenas sobreviva, mas também continue crescendo em tempos de recessão global.
Fortaleça as finanças da sua empresa
Considere uma desaceleração nos próximos meses e tome algumas medidas concretas. Analise o orçamento e a margem de lucro da empresa . Em seguida, corte os gastos desnecessários e peça aos seus fornecedores, sempre que possível, que melhorem o preço de seus produtos e serviços.
Crie uma reserva de caixa e como os especialistas recomendam, solicite também um empréstimo, mesmo que não precise no momento. Pode ser de grande ajuda no futuro, para adquirir material ou para enfrentar um compromisso financeiro. É importante ser prudente, mas também cauteloso.