Em tempos de crise e mudanças aceleradas, adquirir um negócio que já esteja implementado no mercado é uma estratégia de alguns empreendedores. Encontrar um negócio que já disponha de informações úteis de viabilidade financeira é uma ferramenta imprescindível para a decisão da respectiva compra de um escritório de contabilidade ou de uma carteira de clientes.
A contabilidade como outro sector de negócio tem de ser ponderada principalmente em vários pontos e contemplar bem as vantagens e desvantagens da compra e/ ou venda de um gabinete de contabilidade ou apenas de uma carteira de cliente. Veremos quais os pormenores a ter em conta para um investimento deste tipo; é um negócio particularmente ligado entre contabilistas.
Contabilistas que por vezes mudam de rumo profissional, outros chegam á idade da reforma, alguns mudam de país, projetar e obter referências antes de qualquer investimento é essencial, ou seja deverá ter em conta :
Para a compra de gabinete de contabilidade:
- Volume de negócios
- Qualidade dos serviços prestados, quais as exigências e expectativas dos clientes
- Crescimento do negócio nos últimos anos
- Recursos a novas tecnologias:
- Implementação ou melhoria do processo
- Boa gestão
- Cumprimento
- Qualidade em foco no preço da avença ( Qualidade vs Preço)
- Números de clientes e respetivos contratos
- Cláusulas | Fidelização | Cessação
- Definir um valor a cada cliente
- Localização ( valorização da proximidade com a Repartição das Finanças)
Para a compra de carteira de clientes:
- Situação mais pormenorizada, poderá adquirir alguns clientes, outros não. Acima de tudo terá de analisar e definição de um preço médio por cliente e quais os deverá reter para o seu investimento ou não.
Iniciando a avaliação do negócio irá ter as vantagens e desvantagens ao comprar um gabinete de contabilidade e/ou carteira de clientes:
Vantagens
A escolha de um negócio já implementado no mercado é uma mais valia pois, não inicia do zero. A vantagem é clara conhecimento do negócio já existente e introdução de melhorias, foco em novas oportunidades e ajustes na inovação e tecnologia a implementar.
Desvantagens
A falta de colaboração das novas estratégias seja da parte dos clientes como dos recursos humanos. A mudança das políticas internas e a insatisfação ao rácio custo/serviço.
A reputação de um escritório de contabilidade dita muito sobre o negócio e os anos de experiência igualmente. Perante um negócio bem sucedido a implementação de novas medida terá de ser um caminho de adaptação para que possam ser sempre alcançadas metas positivas.