Vantagens e desvantagens do envio grátis

Saiba quais são os aspectos que deve ter em consideração ao oferecer envio grátis nas suas vendas online. Será mesmo uma boa estratégia? Quais são os custos associados?

Como consumidores, estamos cada vez mais acostumados com o envio grátis. À medida que mais e mais empresas aderem ao comércio online e a oferta de produtos aumenta, somos mais exigentes e não ter que pagar por um serviço de entrega torna-se uma situação normal.

Portanto, não cobrar custos adicionais ao preço de um produto parece uma estratégia básica de marketing para qualquer empresa que esteja dando seus primeiros passos na Internet. Porque pode não ser apenas uma vantagem competitiva sobre a concorrência, mas também uma ferramenta para aumentar o valor médio de compra e reter clientes.

No entanto, o envio grátis também pode comprometer a lucratividade do negócio e sua estratégia de crescimento . É uma proposta de negócio que deve ser analisada cuidadosamente, dependendo de fatores como estrutura de custos da empresa, saúde financeira e volume de vendas atual.

Então, o que deve levar em consideração ao optar por essa opção ou não?

Vantagens do envio grátis

  • Aumento do valor médio de compra

Uma das estratégias que funcionam melhor no comércio online é estabelecer um valor mínimo de compra para poder ter acesso ao frete grátis . É isso que muitas marcas fazem, por exemplo, e que incentivam os consumidores a gastar pelo menos mais de 30-50 euros em determinados produtos e, assim, evitar pagar o envio.

  • Clientes mais atentos

A palavra “grátis” sempre chama a atenção, e permite que você entre em contato com clientes em potencial que recebem diariamente informações infinitas sobre produtos e serviços. Muitos estudos indicam que hoje, quando uma pessoa pretende fazer uma compra, a primeira coisa que faz é procurar diferentes propostas na internet. E que durante a busca, um dos primeiros filtros que pode aplicar para tomar uma decisão é o envio grátis.

  • Menos carrinhos abandonados

Um dos principais pesadelos de quem começa a vender online são carrinhos de compras cheios de produtos, mas não passam para a próxima etapa: o botão “comprar” . E, como várias pesquisas revelaram, uma das principais causas do abandono do carrinho é o custo do envio. Porque é nesse momento que o cliente percebe o que realmente tem que pagar. Por isso é tão importante informar com clareza, desde o início, quais são os custos do envio e dar diferentes opções, de acordo com os prazos de entrega.

Desvantagens do envio grátis

  • Perder dinheiro

Se você não tem certeza sobre a estrutura de custos da empresa e qual é a margem mínima de rentabilidade que você precisa manter para continuar crescendo, o envio grátis pode acabar sendo um problema. É por isso que tantas empresas que um dia aumentam as vendas descobrem que estão, de facto, a perder dinheiro. Analise esta estratégia com o seu contabilista e leve em consideração fatores como o peso dos produtos, o seu volume, as distâncias a serem percorridas e as tarifas dos diferentes expedidores.

  • Acabar preso na logística

Um dos aspectos mais complicados de vender online e oferecer frete grátis é a complexidade de não apenas calcular custos e margens de lucro, mas também garantir que tenhamos o estoque necessário e uma logística eficiente .

  • “Mau hábito” para o cliente

Por fim, evite cometer um erro comum entre as pequenas e médias empresas : oferecer envio grátis para conquistar clientes e, perceber que eles não podem mais ignorar os custos do correio. O problema de não informar, por exemplo, que se trata de uma promoção por tempo limitado, faz com que o cliente presuma que não pagar pela entrega ao domicílio é normal, a que tem direito.

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