E – commerce: Incentivos á internacionalização

O incentivo à Internacionalização via E-Commerce é o apoio promovido pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que conta com o objetivo de conceder apoios a projetos individuais de Pequenas e Médias Empresas suportados em Planos Detalhados de E-commerce Internacional, que configurem ajustamentos aos modelos de negócio.

Os projetos de incentivo ao e-commerce neste âmbito devem integrar a presença direta online, designadamente a criação do comércio electrónico e/ou adesão a marketplaces ou vendas online bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

Este apoio dirige-se a todo o tipo de negócio desde que apresentem a sua situação positiva no exercício fiscal.

As despesas elegíveis para o incentivo ao e-commerce:

  • Aquisições de equipamentos e software;
  • Estratégias aplicadas a canais online para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
  • User-Centered Design (UX);
  • Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
  • Criação sites profissionais e lojas online;
  • Inscrição e otimização da presença em marketplaces;
  • SEO e SEA;
  • entre outros ….

Que condições devem os beneficiários apresentar à internacionalização do e-commerce?

  • Estar legalmente constituído e possuir estabelecimento numa NUTS II;
  • Ter a situação tributária e contributiva regularizada;
  • Possuir os meios técnicos, físicos e financeiros e os RHs necessários ao desenvolvimento da operação;
  • Demonstrar ter capacidade de financiamento do projeto;
  • ….

Projetos:

  • Ter data de início dos trabalhos após a data da candidatura;
  • Demonstrar viabilidade económico-financeira;
  • Realizar um Diagnóstico E-commerce prévio no website Portugal Exporta, com uma pontuação final superior a 20 pontos;
  • Elaborar um plano detalhado de E-commerce Internacional, de acordo com a estrutura definida em Aviso, que deverá suportar o plano de investimentos.

Trata-se de um incentivo não reembolsável com taxa de financiamento a 50%.

As candidaturas à Internacionalização do E-commerce encontram-se abertas em contínuo, até ao esgotamento da dotação orçamental (4,5 milhões de euros).

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