Tendências para potenciar o seu negócio em 2024

Estamos no inicio do ano e na preparação do plano estratégico para 2024 como tal, pense em objetivos, novos projetos e orçamentos e tome atitudes que permita fortalecer os alicerces do negócio para que no futuro fique à frente da concorrência.

Estas etapas do seu negócio estão relacionadas no marketing digital, na inovação, na gestão e análise de dados , automatização , digitalização e na sutentabilidade.

Em suma um negócio com vendas permite conhecer melhor o cliente, focar nas suas necessidades e nas mais profundas necessidades para melhor atendê-lo. Aqui ficam algumas tendências para alavancar o seu negócio em 2024:


1. Foco no cliente

Atualmente existem muitos empreendedores cuja a prioridade é o cliente, mais do que aqueles que não se preocupam, estes últimos por vezes estão mais preocupados com o produto ou serviço, rentabilidade ou custos com os recursos humanos.

O problema de muitas empresas é que esquecem que mesmo que a proposta de valor seja boa se o consumidor não estiver interessado nela é como o seu negócio não existisse!

A primeira estratégia para impulsionar o seu negócio em 2024 é analisar o que o cliente realmente deseja e perguntar aos seus clientes e fornecedores quais são os motivos de estar ao lado do seu negócio.


2. Inove o seu ponto de venda

O seu negócio têm um local físico: uma loja, um restaurante ou um escritório, recorde que o cliente é cada vez mais exigente, apreciando sempre qualidade , rapidez no atendimento e segurança . Para proporcionar esta experiência e encaminhá-lo ao seu negócio também terá de ter processos tecnológicos.

Algumas experiências básicas que os clientes apreciam como pagar com cartão de crédito ou Mb Way, receber uma fatura em poucos minutos no email ou ver um menu por meio de um código QR . São aspectos que o podem diferenciar totalmente da concorrência, pense em opções mais ousadas, como realidade aumentada para experimentar modelos de roupas e acessórios, compras de móveis no mesmo ponto de venda ou consulta de tamanhos ou stock de loja por meio de uma aplicação.

Sâo ofertas diferenciadas que promovem marcas e oferecem um melhor serviço ou produto ao cliente.


3. Automatize processos não estratégicos

Os empreendedores tendem a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, especialmente durante os primeiros anos de negócios, mas é importante depois deste inicio de negócio delegar tarefas a colaboradores ou automatizá-las tarefas rotineiras de baixo valor acrescentado.

Isso não apenas permitirá reduzir os custos de mão-de-obra ou operacionais , mas também os erros na coleta e gerenciamento de dados. A boa notícia é que existem atualmente plataformas de todo o tipo mais acessíveis às PME e mais fáceis de integrar em diferentes áreas da empresa, como a administração, sontabilidade, produção e vendas.    


4. MARKETING DIGITAL

Outra coisa que os empresários falam muito é a gestão de dados, mas na realidade poucos estão trabalhando nessa estratégia. No fundo estão convencidos de que é algo reservado às grandes empresas. Portanto, eles não percebem totalmente como os dados são importantes para gerenciar em um ambiente cada vez mais incerto.

Que tipos de dados precisamos? Basicamente sobre o mercado, a concorrência, os clientes, a evolução das vendas, os custos e a rentabilidade (sempre haverá outras úteis). Para capturá-los e gerenciá-los, precisamos adquirir ferramentas flexíveis e escaláveis ​​que permitam resultados imediatos em troca de um pequeno investimento.


5. Crie um site de serviços / vendas 

Não importa o tamanho do seu negócio, você não pode mais esperar mais um minuto para comercializar produtos ou serviços online.

O online continua a ganhar força, isto se estende até mesmo entre muitos fabricantes de produtos que optaram por atingir o consumidor diretamente por meio de seus próprios sites ou dropshipping.

Qual é a fórmula ideal para uma melhor estratégia digital?

Inicialize a sua presença online, hoje em dia o negócio que não está na internet não existe.


6. Diversificar a linha de produtos ou serviços e EXPANDIR mercados

Pense na expansão de oferta de novos produtos ou serviços do que na procura de novos clientes.

Claro, não se trata de assumir riscos com um cenário de custos crescentes, mas diversifica o risco e gera novas fontes de lucro. Os consumidores estão mais cautelosos na hora da decisão de compra, mas também mais dispostos a investir no bem-estar, entretenimento e educação. Faça a seguintes perguntas:

  • O que pode oferecer ao cliente?
  • Como pode ajudá-lo a crescer e aproveitar mais a vida?
  • Como pode comunicar essa proposta de valor e por quais canais de divulgação?

Responda e veja quais as melhores soluções para o seu negócio.


7. Garanta entregas sem erros

Este é um fator chave para ficar um passo à frente da concorrência e garantir a fidelidade do cliente.

Depois, foque no design na embalagem , para garantir que os produtos cheguem ao consumidor em perfeitas condições, especialmente importante no caso de alimentos e peças delicadas. Analise as necessidades dos seus clientes, peça referências e faça testes. 


8. Peça recomendações online

Aproveite a confiança de seus clientes atuais e potenciais na opinião de terceiros . Coloque online recomendações partilhar a sua experiencia como cliente com o seu negócio.

Peça aos seus clientes, através de um email automático , que deixem a sua opinião sobre a sua experiência de compra e sobre o produto que adquiriram. Peça para validar o seu conhecimento e experiência e recomendá-lo. Claro que essa é uma tática de médio prazo, mas precisa ativá-la hoje!

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