Com a pandemia do coronavírus COVID-19, milhões de empresas em todo o mundo enviaram seus funcionários para trabalhar em casa. Em questão de semanas e, às vezes, dias, os empresários tiveram que enfrentar não apenas os desafios de comunicação e produtividade que o trabalho remoto representa, mas também os riscos relacionados à segurança cibernética.

Porque, com a mudança de computadores, laptops e tablets para a residência, o uso de determinadas conexões à Internet e a falta de verificações regulares de vírus e outras ameaças, os hackers têm mais oportunidades de acessar computadores e informações confidenciais de empresas.

Caso esteja preocupado com a segurança de arquivos e a partilha de informação entre funcionários, essas são algumas medidas importantes a aplicar:

Padronize o uso de plataformas de comunicação, armazenamento e troca de arquivos e trabalho em equipa

Hoje existem centenas de ferramentas digitais (e algumas gratuitas) para tornar a sua casa num verdadeiro escritório. A má notícia é que, se forem usadas muitas plataformas diferentes, os riscos de roubo de informações aumentam, sendo mais difícil aplicar filtros de segurança.

Defina desde o início quais são os aplicativos que serão adotados na empresa e exija que seus funcionários sempre os usem. Por exemplo, para reuniões virtuais, opte pelo Skype ou Zoom , mas não permita que ambas sejam uma opção, especialmente quando se trata de compartilhar documentos. Verifique também se todos os membros da equipe atualizam regularmente as ferramentas e se possuem a versão mais recente.

Instale uma rede privada da Internet

Outra maneira de aumentar a proteção dos recursos da empresa é pedir aos funcionários que se conectem por meio de uma rede virtual privada (ou VPN). Por meio dessa tecnologia, uma autenticação é necessária para cada entrada e, portanto, limita o número de pessoas que podem se conectar.

Para alcançar o nível mais alto de proteção, os especialistas em computadores também recomendam a instalação de programas de firewall e antivírus nos computadores e laptops para todos os membros da equipa.

Invista em novas tecnologias

O surgimento do Covid-19 significou um duro golpe para a economia de milhões de empresas, especialmente as PME. Dada a queda nas vendas e facturação, é difícil pensar em novos investimentos, o momento é de fortalecer a infraestrutura do seu negócios para novos tempos.

Pense por um momento sobre as conseqüências da perda de informações e dados confidenciais, como senhas. Portanto, aproveite esses dias para pesquisar quais são as melhores opções a nível de software para aumentar a segurança da sua empresa. 

Adopte soluções em nuvem

Plataformas na cloud permitem um fácil acesso em qualquer lugar, obter um melhor acompanhamento do controlo das atividades e fluxos de dados entre as pessoas. E, embora não sejam imunes a ameaças, eles têm altos padrões de proteção para arquivos armazenados.No caso dos contabilistas, por exemplo, estão disponíveis plataformas em nuvem para concentrar na automatização das obrigações fiscais de uma maneira mais segura e eficaz. Acabando por oferecer também um arquivo digital para gerir e trocar documentos entre colegas e clientes de uma maneira simples.