Detete uma falha no mercado, projete um produto ou um serviço inovador que ofereça uma solução, desenvolva um protótipo, faça os primeiros testes com os clientes, ouça as suas opiniões e faça os ajustes necessários. Retorne ao mercado quantas vezes forem necessárias até que a proposta perfeita seja alcançada.

Um dos desafios de uma estratégia de negócio é que, às vezes, não sabemos quando parar. Ou seja, quando tomamos a decisão de abandonar uma ideia de negócio, porque é claro que, não importa quantas melhorias tenhamos de fazer no modelo, ele simplesmente não funcionará ou não terá potencial para crescer a um nível suficiente para conquistar uma parte interessante do mercado.

Existem quatro maneiras de saber, elas são os seguintes:

1. Confirme a procura do público alvo

Isso não significa apenas interesse, mas a certeza de que um mercado potencial de tamanho  considerável está disposto a comprar seu produto ou serviço e pelo preço certo (ou seja, aquele que estabeleceu num modelo de negócios rentável). Se passaram meses desde o lançamento da sua empresa e não tem nenhuma evidência concreta sobre isso, aqui está um sinal de alarme importante.

2. Medir a força da competição

Um dos erros mais comuns nos empreendedores é minimizar a força da concorrência que opera no mesmo mercado. Se o seu problema é que não consegue captar a atenção de seus consumidores em potencial, talvez seja necessário analisar a quem eles estão comprando e se tem capacidade de melhorar a sua oferta.

3. Procura a opinião de um empreendedor do mesmo setor

Por vezes apaixonamos pelas nossas idéias que achamos difícil aceitar que elas possuam ter problemas ou que sejam mesmo inviáveis. É por isso que é importante em alturas de maiores dificuldades confiar na visão objetiva e racional de alguém que esteja no mesmo sector de negócio e que possa lhe dar uma opinião honesta sobre como proceder.

4. Reveja o investimento necessário

Devido à Internet e à globalização dos mercados, o nível de concorrência aumentou em quase todos os mercados. Significa que, se queremos ganhar uma posição importante, não podemos mais crescer lentamente. Isso não significa apenas desafios, mas também o investimento necessário em áreas como marketing. Analise o que seus concorrentes estão fazendo no mercado e reveja o seu plano de negócios e analise os seus fundos financeiros.