Quais são as medidas para a digitalização dos gabinetes de contabilidade em 2022?

Os gabinetes de contabilidade tiveram que adotar soluções digitais de forma improvisada nos últimos dois anos. Durante este ano 2022,  a atividade economica começa a normalizar, mas o setor da contabilidade deverá se preocupar mais com um processo de digitalização mais programado e estruturado .

O objetivo? Acima de tudo, recuperar os índices de produtividade ; mas também melhorar os processos para se tornarem o seu gabinete de contabilidade mais competitivo: capazes de dar maior valor acrescentado aos seus clientes a médio e longo prazo.

É por isso que as PMEs que queiram manter-se no caminho da rentabilidade e do crescimento terão de continuar a apostar na sua digitalização. Damos algumas dicas de situações a ter em conta com a digitalização da contabilidade:

Foco no desenvolvimento de vantagens competitivas

As ferramentas digitais são muito mais do que salva-vidas para cumprir obrigações fiscais ou acelerar um processo produtivo. A principal vantagem da tecnologia é que permite aproveitar as oportunidades de mercado que surgem diariamente e que nos permitem desenvolver vantagens competitivas claras sobre a concorrência. Assim, o primeiro passo na digitalização é analisar as necessidades dos nossos potenciais clientes , definindo se temos as plataformas digitais necessárias para os satisfazer e trabalhar num plano para o seu desenvolvimento.

Incentivo a habilidades digitais 

Contabilistas e colaboradores não deverão adiar o uso de ferramentas digitais. A implementação de novas tecnologias de automatização pode significar processos mais eficientes, menores custos e mais autonomia; mas também perdas significativas de dinheiro e outros recursos quando não existe um plano ordenado de digitalização a curto, médio e longo prazo que esteja alinhado com o plano estratégico de crescimento.

A cloud com processos mais rápidos

A chamada nuvem atravessou todos os setores nos últimos anos, desde a construção à contabilidade.  Os gabinetes de contabilidade e as PMES em geral aceleraram o ritmo na implementação da tecnologia para aprimorar processos como a faturação, a contabilidade digital e os recursos humanos e a comunicação entre empresa e cliente, bem como a gestão de informações sobre o ciclo de negócios e vendas. A clareza sobre a nuvem marca o crescimento e a imediata informação ao alcance de qualquer um.

Scroll to Top