Março de 2020 marcou o antes e o depois para todas as empresas: Meses de isolamento imposto pela pandemia obrigaram num novo modelo de trabalho: o teletrabalho, as videoconferências e o comércio online.
Em questão de semanas, as empresas e a transformação digital tiveram um protagonista: a nuvem “cloud”
Graças a esta tecnologia, médias e pequenas empresas foram capazes de aceder a plataformas e espaços de arquivo digital essenciais; não só para o trabalho diário, mas para desenvolver novos canais de vendas e assim manter os negócios.
Algo que seria impossível conseguir adquirindo servidores próprios ou novas licenças de software no curto período de tempo.
O processo de digitalização não se trata de transferir para a nuvem tudo o que antes era feito em sua própria infraestrutura, mas de trabalhar em uma estratégia de trabalho e serviços adaptável às necessidades particulares de cada empresa .
Para aproveitar ao máximo o potencial da nuvem na produtividade e na expansão dos negócios, é importante entender seu impacto. E como isto acontece?
As vantagens da cloud para PMEs
A cloud pode facilitar quase todos os processos de gestão de uma empresa.
Através do espaço em servidores externos, permite armazenar informações e programas simples, como uma aplicação para o seu email profissional.
Na transformação digital de um negócio, a chamada digitalização em cloud tem impactos adicionais, como tal:
Mobilidade:
A cloud permite que funcionários e fornecedores trabalhem remotamente e possam atender clientes em qualquer lugar .
Produtividade:
Pode aceder a informações a qualquer hora, em qualquer lugar, ou trabalhar enquanto esperamos por uma viagem no aeroporto, permite recuperar um dos nossos elementos de vida mais importante: o tempo .
Simplicidade:
As aplicações e plataformas que funcionam em cloud utilizam um interface intuitivo, fácil de usar e uma equipa facilmente a consegue integrar no seu processo de trabalho.
Custos mais baixos:
Adquirir um serviço em nuvem tem custos mais baixos como por exemplo, a faturação . Assim será a aplicação que investe na infraestrutura, manutenção e administração dos servidores.
Segurança:
Os dados e arquivos de uma empresa não ficam armazenados em um único servidor, mas em vários que, além disso, podem ter vários locais.
Atualização permanente:
Com a cloud terá sempre acesso à versão mais recente da plataforma. Isso não significa apenas mais recursos, mas também mais segurança.