Como na nossa vida pessoal, os nossos relacionamentos comerciais no seu negócio têm uma influência maior daquilo que pensamos. Colegas, directores, consultores e clientes podem nos inspirar, mas também nos levam a tomar decisões incorretas que afetarão o nossa energia no nosso trabalho..

Portanto, é importante por vezes fazer uma avaliação no círculo mais próximo no negócio e ajustar o que está ajudando a avançar e o que por outro lado, está provocando um recuo.

A capacidade de se conectar com as pessoas certas é uma das características mais importantes dos empreendedores de sucesso. Esse é um ponto que geralmente não consideramos, mas vale a pena parar para trabalhar nele e estabelecê-lo como um de nossos propósitos para o seu negócio.

 

  • Faça uma auditoria aos seus relacionamentos

Identifique os seus contatos comerciais em três categorias: aqueles que irão inspirar e ajudar no seu trabalho, aqueles que não têm nenhuma influência no seu trabalho, e quem traz mais energias e consequentemente más decisões . Em seguida, analise cada caso e defina prioridades no seu negócio.

 

  • Procure novos contatos

Que tipo de relacionamentos importantes estão faltando na seu negócio?

Talvez alguém na área financeira que possa orientá-lo sobre como obter um empréstimo?

Um empreendedor com anos de experiência no seu setor, que pode compartilhar conselhos úteis ou encorajá-lo em momentos difíceis?

Construir novos relacionamentos significa aproveitar menos tempo com os atuais, mas é um custo que temos que pagar se quisermos enriquecer nosso círculo.

 

  • Restabelece tempo com seus novos clientes

Não vale a pena iniciar um novo relacionamento se não o cultivarmos. E o mesmo se aplica aos clientes que definimos como inspiradores ou importantes para o nosso negócio. Analise sua lista de contatos “premium” e pense em que época do ano você terá a oportunidade de conversar com eles. Certamente haverá alguns com quem você precisará se reunir uma vez por mês, e outros com quem será necessário conversar toda semana, até mesmo por telefone. Organize seus horários de “redes inteligentes” com antecedência e bloqueie o espaço e tempo para eles.