Começar um negócio pode ser um experiência muito entusiasmante e enriquecedora.

Mas, por vezes os desafios são maiores do que se esperava.

Muitas são as dúvidas que surgem e um conhecimento prévio daquilo que pode acontecer, e da forma como podemos evitar  certos acontecimentos ou corrigir-los pode mudar a perspectiva de sucesso do seu negócio.

 

  • Problemas com dinheiro

Questões monetárias são a principal razão para o fecho da maioria dos negócios hoje em dia. Isto deve-se sobretudo ao facto dos empreendedores pedirem dinheiro baseado nas suas visões do negócio na altura e não pensando no “pior cenário”.

Apesar de quem começa um negócio deverá ter uma visão optimista sobre tal no que diz respeito ao lucros, há que pensar mais além. Sem o fluxo de caixa adequado situações como um período de vendas mais baixas podem acabar com o negócio antes mesmo de este ter hipóteses de crescer. Para tal é importante a existência de um mapa do fluxo de caixa permitindo antecipar situações graves de ruptura.

 

  • Mau Marketing

Outro erro comum é a má estratégia publicitária no início dos negócios. È importante antes de tudo conhecer exatamente o seu público alvo e analisarem outros dados do mercado.

Os custos associados ao marketing e publicidade hoje em dia já não são muito elevados. Mas se o negócio ainda não souber quem é o seu mercado alvo isto pode corresponder a um verdadeiro desperdício de dinheiro, dado que esta comunicação pode conter a mensagem errada ou não estar colocada no sítio indicado para quem queremos atingir.

 

  • Gestão do trabalho VS família

O começo de um novo negócio implica um grande compromisso de tempo e uma grande força de vontade. Num negócio em lançamento, muitas são as dificuldades em encontrar um balanço entre as grandes exigências desta fase do negócio e a família. Se o stress do trabalho for levado para casa pode tornar-se complicado gerir tudo isto da melhor maneira.

 

  • Tentar fazê-lo sozinho

Os novos empresários gostam de acreditar frequentemente que conseguem tratar de todas as “operações” da nova empresa sozinhos. Muitas vezes trata-se de uma estratégia para poupar recursos mas, regra geral, tem muito maus resultados porque o trabalho é simplesmente demasiado.

Quando chegar a altura de contratar mais pessoas seja exigente e cuidadoso na sua escolha. A sua equipa será uma parte crucial do sucesso do negócio.

 

  • Fadiga

Muitos empresários, até os mais bem sucedidos, trabalham mais horas do que os seus empregados, muitas vezes porque temem que o negócio perca o rumo na sua ausência. Quando a fadiga se instala pode levar a decisões precipitadas quanto ao negócio ou até mesmo o desejo de abandono do mesmo.

Encontrar um caminho equilibrado que mantenho o negócio a fluir sem desgastar por completo o emprendendor é um desafio que surge cedo (e frequentemente) na evolução do pequeno negócio.

 

  • Dependência dos Clientes

Se um único cliente é responsável por mais de metade dos lucros, isso é preocupante. Diversificar a base de clientes é vital para fazer crescer um negócio, mas pode ser difícil, sobretudo quando o cliente em questão paga bem e a horas.

Claro que isto pode resultar quando os seus clientes principais têm uma necessidade constante do seu produto ou serviço, mas geralmente é melhor para o negócio ter uma base diversificada de clientes aos quais recorrer quando algum cliente singular desistir.

 

  • Produtos e serviços mal cotados

Mesmo que esteja a competir com as “grandes” empresa, o mais provável é que não possa estabelecer os seus preços como esses negócios. As empresas nacionais e internacionais obtêm produtos a preços muito baixos devido a economias de escala e contratos de exclusividade com fornecedores.

Estabelecer preços muito baixos para o seu produto ou serviço pode atrasar o processo de obtenção de lucro. Em vez disto, marque preços justos e certifique-se de que oferece um serviço de excelência ao seu cliente.

 

  • Qualidade e Crescimento

Seja serviço ou produto em alguma fase o negócio deve “sacrificar-se” para que possa crescer. Isto pode significar, por exemplo, não ser capaz de gerir pessoalmente cada relação com o cliente ou de inspecionar todos os produtos um a um.

Infelizmente é este tipo de envolvimento e atenção que tornam um negócio bem-sucedido e é por isso que muitas vezes os pequenos negócios se agarram a isto em detrimento do crescimento da empresa. Há um grande “meio termo” entre um trabalho de má qualidade e uma obsessão exagerada com a qualidade, e por isso o empresário negócio deve dirigir a empresa na direção de um crescimento que não prejudique a marca.

Manter-se organizado, consciente de todos os aspetos e evolução do seu negócio, são questões fundamentais para saber gerir o seu negócio, sobretudo se está no início do mesmo.