Guia passo a passo para iniciar um negócio

Muitas pessoas sonham em ser empreendedores e criaram o seu próprio negócio. Dizer adeus a um trabalho ao qual não têm perspectivas de crescimento ou que os frustra diretamente. Mas tomar essa decisão não é fácil, especialmente à medida que envelhecemos e assumimos mais responsabilidades.

A melhor opção é criar um negócio enquanto ainda está com o emprego fixo garantindo alguma rentabilidade mensal. Mas se o caso é estar desempregado não tem nada a perder do que se lançar num plano que lhe permita avançar de forma organizada a um ritmo constante. O plano de negócios deverá acima de tudo:

Identifique um problema de mercado

Para o sucesso do negócio é fundamental aliar a sua paixão a um problema de mercado específico. Porque senão, mesmo que você ofereça o melhor produto ou serviço, não encontrará procura de clientes. E sem lucros evidentes o seu projeto de negócio fará parte da estatística de 80% de novos negócios que fecham antes dos dois primeiros anos de abertura.

Elabore um plano de negócios

Não basta ter uma boa ideia e muito entusiasmo precisa de um guia passo a passo do plano de negócio com objetivos específicos e resultados mensuráveis. E, acima de tudo, um estudo de mercado das necessidades de mercado. Definindo quem serão os clientes e quais são as suas principais características. Como deverá ser a sua proposta de valor, quem é a concorrência e qual será o investimento necessário.

Precisa de um parceiro?

Num mercado cada vez mais competitivo e na importância para se destacar da concorrência.

Entre tantas estratégias e possibilidades, uma alternativa que traz ganhos para os dois lados é uma boa parceria. Se a união faz a força, que seja para que possam crescer juntas e unir esforços para atingir resultados positivos e sustentáveis.

Proporcionando outra visão, conhecimentos, competências e contactos. Assim como irá precisar de um contabilista para o ajudar com a gestão da empresa. O contabilista.online está à distância de um clique as vantagens ao aderir a contabilidade online são muitas, comprove aqui.

Concretize os primeiros testes

Inicie de alguma forma as primeiras apresentações para clientes em potencial, enfrentando a realidade o mais rápido possível, com estudos ou simplesmente conversando com pessoas que conhecem bem o funcionamento do sector. Recorra às estratégias da concorrência e veja como funcionam os canais de marketing.

Leve o seu negócio a sério

O seu negócio não pode ser encarado como um hobbie, trabalhe na gestão do seu tempo e reserve horas fixas para lazer e para trabalho. No início é normal sacrificar passeios, viagens ou tempo com sua família, mas é uma opção melhor do que ficar no vazio e começar um negócio do zero caso não tenha o apoio financeiro de um parceiro ou de sua família.

Minimize despesas fixas

Invista no que realmente é importante: o produto, a proposta de valor e os canais de marketing e o atendimento ao cliente . Numa época cada vez mais digital, provavelmente não precisará de um escritório, incorpore um modelo de startup e comece com um produto mínimo viável, subcontrate especialistas para a criação da página  Web ou para a gestão de redes sociais. Mantenha as despesas fixas no mínimo e reveja quando já estiver com lucros.

Garanta lucros

Analise este ponto cuidadosamente no seu plano de negócios e determine qual é a opção mais conveniente, por exemplo, cliente que contratam seus serviços em troca de uma mensalidade ou de um plano de preços.

Construa uma sua rede de contactos

Construa uma boa base de dados de clientes, fornecedores, especialistas e colaboradores. E até de outros empresários, com quem você pode compartilhar experiências. Pesquise eventos onlines que são realizados com o seu negócio.  Como são as organizações de referências de negócios onde pode expandir a sua rede de contatos, como as redes sociais profissionais, como o LinkedIn.

Scroll to Top