Dar as boas vindas a um novo funcionário

Ainda se lembra de como foi o seu primeiro dia numa nova empresa? As mudanças são sempre difíceis e, no meio profissional, não são excepção.

Quem já passou por isso sabe que existe uma fase de adaptação e este período é determinante para a perceção que se tem sobre o novo local de trabalho – na prática, os primeiros dias são a primeira impressão.

Por isso, torna-se muito importante que a empresa dê as boas-vindas a um novo colaborador da melhor forma possível! Estas ações iniciais são determinantes para a postura das pessoas e permitem que seja criada uma ligação com a marca, com a cultura da empresa, com os colegas e com o espaço. Sabe o que isto significa? A longo prazo será desenvolvido um sentimento de lealdade, que lhe trará inúmeros benefícios! Colaboradores leais e felizes também são a alma do negócio!

Se tem uma empresa ou tem uma função relacionada com a entrada de novos colaboradores, veja as quatro ações que sugerimos para integrar os novos funcionários e fazer com que se sintam em casa!

 

1. Apresente a empresa e, dê a conhecer todas as pessoas

É muito importante que os novos colaboradores conheçam os espaços da empresa. Onde podem tomar um café? Onde podem almoçar? Onde podem conversar e desligar do trabalho? Qual o espaço dedicado a reuniões? Responda a tudo isto e muito mais, ao realizar uma visita guiada!

Quando estiver a apresentar o espaço, poderá complementar a informação, apresentando os novos colegas dessa pessoa! Uma ideia gira poderá ser pedir aos seus colaboradores que se apresentem – “Eu sou a Francisca e trabalho na equipa de Recursos Humanos”. Simples, rápido e original!

 

2. Ofereça um catálogo sobre a empresa

A missão, a visão, os objetivos e tantos outros aspetos relacionados com a empresa só ficam claros após algum tempo! A envolvência nos projetos da marca, acabam por demonstrar inúmeras características sobre a empresa, mas, se numa fase inicial proporcionar alguma informação aos novos colaboradores, certamente será mais fácil enquadrá-los e, por consequência, a adaptação aos valores será beneficiada.

Crie uma espécie de manual e inclua informações importantes como a visão, a missão, os projetos a curto e longo prazo, os objetivos da empresa, os dados de faturação do último ano e, por exemplo, uma cronologia com os momentos mais marcantes desde que a marca foi criada.

Que tal deixar este catálogo na secretária dos novos colaboradores e, adicionalmente, colocar também um postal de boas vindas personalizado e escrito pelo CEO!

Para além de ficarem a par da dinâmica da empresa, os novos colaboradores vão sentir-se valorizados!

 

3. Ofereça um Kit de Boas-Vindas

Quer promover a eficiência dos seus colaboradores e, em simultâneo, motivá-los? Quando entrarem na empresa, ofereça-lhes um Kit de Boas-Vindas original. Está a questionar-se sobre o porquê da palavra “original”? Nós explicamos: original porque consiste num Kit de trabalho que, em simultâneo, não é habitual.

Para além do tradicional computador, rato de computador e tapete para o rato, dê-lhes outras ferramentas de trabalho – que também contribuam para a motivação! Coloque um Bloco de Notas, um Calendário original e com um design apelativo! Desta forma, para além da preocupação demonstrada, transmite confiança no trabalho dos novos colaboradores – ao dar-lhe produtos de marketing que são válidos por um longo período de tempo!

 

4. Sorria

Por último, mas não menos importante, receba os novos colaboradores de braços abertos! As expressões faciais transmitem sentimentos e, por isso, o sorriso permite quebrar a tensão e os novos colegas vão ficar mais descontraídos!

As ideias que lhe deixámos acima são simples, rápidas e baratas – algumas delas nem têm custos! Aposte nos novos colaboradores, não se esqueça da sua equipa, e esteja rodeado de profissionais felizes… por sua causa!

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