Ganhe à concorrência

Hoje existem poucos negócios onde não existe um alto nível de competição pela preferência do consumidor. Portanto, como empreendedores, temos que ver a inovação como um elemento essencial da nossa estratégia de crescimento, não importa em que fase do seu negócio este se encontra. Se decidimos sobreviver, não existe escolha.

Mas criar algo diferente e se destacar da concorrência não é uma tarefa fácil, especialmente quando, graças à Internet, todos temos acesso à mesma informação. A chave é olhar para além do produto ou serviço ou do próprio processo de vendas, e concentrar-se no que o cliente ainda não consegue encontrar para satisfazer um desejo ou necessidade. E estes sim são cinco passos simples, mas eficazes para alcançá-lo.

1. Faça a pergunta que ninguém ainda fez

Em geral, quando em um setor de atividade há muita concorrência todos oferecem mais ou menos o mesmo, porque afinal de contas existe procura suficiente. Por que tentar fazer algo diferente então? A dita oportunidade de negócio é pesquisar exatamente o que você pode oferecer antes de qualquer um como por exemplo em uma variedade de produtos ou serviços, design, canais de distribuição, processos de pagamento ou até mesmo em termos de marketing e comunicação.

2. Vá em frente e vá além da zona de conforto

Se realmente quer se diferenciar da concorrência e dar à sua marca uma reputação de inovação, você precisa tomar decisões certas e, às vezes, aumentar o nível de risco . Isso inclui adicionar novos recursos a um produto e serviço sem aumentar seu preço, transformando seus comerciais em autênticos embaixadores da empresa (para os quais você terá de motivá-los e treiná-los), gerar novas alianças e explorar novos pontos de venda.

3. Fazer marketing de concorrência

As pessoas não procuram mais produtos ou serviços que atendam a uma necessidade específica, mas marcas que propõem um novo estilo de vida e as acompanham com conselhos e soluções para o seu dia a dia . Para posicionar sua marca perante esses consumidores, você pode publicar conteúdos em um blog que sejam relevantes para eles e, ao mesmo tempo, aproximá-los da sua oferta. Além de artigos, pense em vídeos e tutoriais.

4. Crie uma comunidade de fãs

Outra opção eficaz para ganhar terreno contra a concorrência, os clientes fiéis. Não só garantem um valor acrescentado ao seu negócio, mas também a tarefa livre de aconselhar a sua marca através de suas recomendações. Criar parcerias e acordos com outros profissionais independentes no seu segmento de mercado, para que eles promovam a sua oferta entre seus próprios clientes e seguidores.

5. Procure inspiração noutras áreas

Não se concentre apenas no mesmo setor. Amplie sua visão e procure novos exemplos e ideias em empresas de sucesso em outros mercados, mesmo que pareçam ter pouco a ver com sua atividade. 

Scroll to Top