Como calcular o nicho de mercado

Na criação de um plano de negócios é essencial ter informação precisa sobre o tamanho do mercado para calcular o volume de procura, a força da concorrência e a viabilidade do projeto. E caso a sua empresa esteja já ativa, essas informações ajudam a fazer previsões de vendas mais precisas e a fortalecer estratégias de crescimento.

Se não tiver budget para contratar um consultor externo na sua pesquisa de mercado ou senão tiver acesso a informações publicadas na Internet, poderá fazer estimativas que respondam à seguinte pergunta: quanto meus clientes gastam a cada ano e os potenciais clientes para adquirir o produto ou serviço que estou disponibilizando no mercado?

Para conseguir isso, precisamos apenas de alguns dados e fazer algumas fórmulas matemáticas simples.

Método # 1 – Procura do segmento de mercado

Procura do segmento de mercado identificado = quantidade média de produtos comprados por cada comprador x número de compradores

Por exemplo: Uma empresa de organização de festas de aniversário infantis, a lógica é que os pais organizem o aniversário de cada um dos filhos uma vez por ano. Outra das informações importantes é a recolha de informação do segmento-alvo como por exemplo obter o número de habitantes menores na sua região.

Para obter algumas informações, senão tiver estatísticas publicadas mantenha conversas com fabricantes, vendedores, distribuidores e empresários do seu setor.

Método # 2 – Rotatividade do setor

Rotatividade do setor = número de empresas existentes x rotatividade média

Esse cálculo é um dos mais simples, mas a dificuldade é encontrar informações fiáveis ​​e verdadeiras sobre o número total de receita das empresas, a fim de obter um valor médio de mercado.

No caso de não obter dados ​​sobre vendas da concorrência, um indicador muito útil para confirmar a vitalidade de um setor é o número de funcionários de cada empresa e qual tem sido sua evolução nos últimos anos.

Método # 3 – Dados da concorrência

Faturação da concorrência: = participação de mercado / vendas totais do setor

Novamente, é difícil obter essas informações quando as empresas não divulgam seus resultados. 

Por exemplo, se o proprietário de uma empresa concorrente afirmar que já possui 10% do mercado, é necessário obter o valor total das vendas desse segmento. Ou caso revele a quantidade de unidades vendidas por mês, basta descobrir qual é o preço de seus produtos ou serviços.

Esse método também é muito útil para determinar o mercado e compreender se este está em expansão ou, pelo contrário, está sofrendo um declínio nas vendas.

Scroll to Top