Conheça os pontos principais deve ter em mente ao concentrar-se nos seus clientes ideais.

Até pode ter um produto ideal e inovador ou prestar um serviço capaz de deixar a concorrência de boca aberta, mas senão tiver um bom canal de distribuição e vendas e senão consegue atingir o público certo não terá nenhuma vantagem no mercado.

Como encontrar esse canal quando as vendas não sobem e o seu negócio começa a ficar sem dinheiro? 

Como explicam os especialistas em marketing, em geral a solução não é direta e única. Trata-se de definir uma estratégia de vários canais e testar quais funcionam melhor de acordo com a nossa oferta, o estágio de desenvolvimento da empresa e os recursos disponíveis. Como alcançá-los, em quatro etapas simples.

Etapa 1: Investigue onde está o seu público

Para começar, precisa reunir todas as informações possíveis sobre seus clientes actuais e potenciais: dados demográficos, necessidades, motivações, comportamentos e hábitos de consumo de informações.

Etapa 2: Crie uma oferta adaptada ao seu mercado

Faça um raio-x claro do seu público, isso permitirá que faça os ajustes necessários, destaque as vantagens da sua proposta de valor e conecte-se ao coração do seu público.

Etapa 3: Teste com diferentes canais

Se analisar bem seu público-alvo, terá dados concretos sobre como e onde abordá-lo. 

A conclusão mais óbvia é que devemos lançar uma campanha do Google Adwords e outra de anúncios nas redes sociais, seja no Facebook ou Instagram, depois testar e medir os resultados e obter respostas e tirar conclusões.

Etapa 4: Defina um orçamento ao seu alcance

Uma vez identificado o canal de marketing ideal para o seu negócio ou pelo menos o que até agora mostrou ser mais eficiente, chegou a hora de decidir quanto irá investir. O melhor a fazer é procurar um especialista em marketing digital que entenda a natureza dos problemas e oportunidades que uma pequena empresa enfrenta e a necessidade de obter resultados rapidamente. 

Finalmente, lembre-se que nenhum marketing digital estratégia pode permanecer fixa no tempo, e você vai ter que fazer ajustes não apenas de acordo com os resultados, mas a mudanças no seu público (que agora estão mais aceleradas do que nunca), a surgimento de novas oportunidades e sazonalidade.