No mundo dos negócios, tempo é dinheiro e, por vezes, 1 minuto é o tempo dado para apresentar o produto ou serviço a um potencial cliente ou a um potencial investidor. A esta curta apresentação de vendas dá-se a denominação de “Elevator Pitch” ou apenas “Pitch”.
O importante é precisa de uma boa impressão, fazer um discurso impecável e gerar empatia. Aqui ficam algumas dicas:
1. Discurso Inicial
Tem de ser capaz de transmitir qual é o seu negócio de forma brilhante e incontestável. Antes de falar com clientes e investidores, tem de ser capaz de articular ideias para expor as áreas críticas do seu negócio.
Que problema é que a sua ideia resolve?
Qual é o seu modelo de negócio?
Que necessidades dos clientes satisfaz?
2. Use todos os seus trunfos!
Isto é uma oportunidade única de causar uma boa impressão!
Qual é o seu nicho de mercado?
O que tem o seu produto/negócio de verdadeiramente diferenciador?
Como vai convencer os seus clientes a comprar?
É certo que todos os negócios têm concorrentes diretos ou indiretos. Nós sabemos isso e levamos isso em consideração.
Por isso você tem de demonstrar porque é que o seu negócio é especial e diferente dos outros.
3. Clareza
Seja honesto e direto. A pior coisa que pode fazer é mentir ou inventar.
4. Estratégia
Pense bem na estratégia de crescimento do seu negócio.
5. Calcanhar de Aquiles
Todos os negócios têm um “calcanhar de Aquiles”. Isso é certo.
Não fuja à abordagem deste tema. Ter consciência das suas fraquezas e da forma como as contornar é essencial para dar conforto a quem o está a ouvir.