A contabilidade é importante para o saudável desenvolvimento do negócio pois é a base que oferece um grande apoio à gestão para o planeamento, controlo, e processo de tomada de decisão. É com a ajuda fornecida pela informação da contabilidade que o desempenho de uma unidade pode ser avaliado, ao mesmo tempo que os seus registos e gestões permitem que se livre das fraudes, furtos ou incumprimentos involuntários.
No entanto, a informação produzida pela contabilidade não é relevante apenas internamente.

Uma empresa não existe isoladamente, está inserida num determinado sector e estabelece relações a vários níveis com outros agentes económicos (clientes, fornecedores, bancos, Estado, etc.). Também a essas entidades exteriores a contabilidade da empresa é essencial pois permite-lhes saber se a empresa tem condições de cumprir as suas obrigações, sejam elas de fornecer os seus serviços ou produtos a tempo e na melhor qualidade, seja pagar as suas dívidas, cumprir com as suas obrigações fiscais, entre outras informações relevantes.

De um modo geral pode dividir-se a atividade da contabilidade e a sua importância em duas vertentes – a financeira e a de gestão. 

Na vertente financeira

Que é uma obrigação legal para as sociedades, por exemplo – o contabilista trata da informação relevante acerca da empresa, disponibilizando-a aos proprietários do negócio e, caso necessário, a entidades externas, como clientes, fornecedores ou o Estado. A sua obrigatoriedade justifica-se por ser necessário tributar o lucro das empresas de forma imparcial, funcionando ainda como uma forma de assegurar o correto tratamento dos factos patrimoniais das empresas. 

Na vertente da gestão

Processa-se a recolha e apresentação da informação financeira para que esta seja um elemento a ter em conta pelos gestores nos processos de tomada de decisão.

Ao longo do tempo de vida de uma empresa a contabilidade permite-nos estabelecer padrões, saber quais as variáveis com mais impacto no resultado, saber quais os aspectos que requerem mais atenção. Podemos inclusivamente dizer que a contabilidade é o livro de uma empresa onde tudo fica registado e a sua leitura permite tirar conclusões úteis, que se bem geridas garantem a sua continuidade.Em suma, a contabilidade é um sistema de informação de gestão que serve a própria entidade e a partes interessadas que com ela se relacionam.

Longe de ser uma mera obrigação legal das sociedades, a contabilidade tem hoje um papel muito importante na tomada de decisões.

E assim como escolher um bom contabilista para a minha empresa? Tenha sempre em mente que uma boa assessoria em contabilidade é fundamental que seja sempre uma empresa que assegure o melhor acompanhamento para a sua empresa.