Iniciar um negócio em 2020? 

Com actual a situação de pandemia pela qual estamos a passar, iniciar um negócio em tempo de crise poderá parecer uma aposta muito arriscada. Mas o que caracteriza a mentalidade empreendedora, é a capacidade de detetar oportunidades no meio de uma crise, até a pior, e tirar proveito delas.

Portanto, se está planear começar algum negócio, serviço ou produto ou deseja obter um lucro extra se tiver um emprego ou esteja em lay off, não pare. 

Para ter sucesso com uma empresa, o mais importante é a concentração numa necessidade específica do mercado e atendê-la com produtos e serviços personalizados. Essas sim, serão as oportunidades de negócios que alcançam o sucesso neste momento de crise:

Refeições saudáveis

Actualmente, as pessoas estão mais conscientes para a escolha de refeições com poucas calorias, sem carboidratos e sem químicos. Mas por outro lado, não querem desistir do prazer que a comida proporciona como um biscoito de chocolate ou batatas fritas. Portanto, uma das tendências mais fortes da indústria gastronómica é o prazer da comida mas … saudável.

As opções são amplas; para aumentar as oportunidades de sucesso, é essencial investigar quais são os gostos e preferências do seu segmento de mercado-alvo . As categorias mais populares da atualidade incluem frutas e vegetais desidratados, doces sem glúten e sem açúcar refinado adicionado e feitos com ingredientes biológicos entre outras opções.

Sistemas de purificação de água 

O acesso à água potável nos grandes centros urbanos e nas zonas rurais é um problema mundial crescente, particularmente nos países menos desenvolvidos. Existe um nicho crescente da população preocupada com o impacto ambiental das embalagens em plástico.

Para o começo e sem um orçamento grande, a oportunidade está na comercialização de sistemas de purificação de água para uso doméstico. A gama de soluções é muito ampla, desde sistemas de filtragem e purificação até os equipamentos mais sofisticados. Quem sabe se o negócio correr bem lançar o seu próprio produto inovador no mercado.

Produtos para animais de estimação

Os animais de estimação ocupam um lugar cada vez mais importante na vida familiar e para quem mora sozinho também. Por isso, tudo o mercado secundário está inteiramente ligado; como a vendas de alimentos, produtos de limpeza e cosméticos, medicamentos, camas, brinquedos e acessórios para animais de estimação.

Um dos produtos com grande potencial de crescimento nos próximos anos são os dispositivos eletrônicos para monitorar a atividade, o bem-estar e a saúde dos animais de estimação, por exemplo, cães e gatos que vivem em casa e passam muitas horas sozinhos.

Produtos sustentáveis 

As mudanças climáticas estão levando cada vez mais pessoas a tomar medidas concretas para mudar seus hábitos de consumo e se unir mais ativamente no cuidado com o meio ambiente do nosso planeta. E isso inclui desde a escolha dos produtos ou serviços até a embalagem usada ou ao sistema de entrega.

Algumas das oportunidades mais rentáveis ​​são lojas de alimentos e produtos de limpeza a granel, embalagens ecológicas (como tecidos revestidos com cera de abelha que substituem os sacos de plástico e descartáveis ​​compostáveis, como recipientes, pratos e copos feitos de folhas de bambu.

Sessões online e de consultadoria 

Com a pandemia de coronavírus e a necessidade de permanecer isolado em casa apercebemos que existem um grande número de atividades que podemos realizar se tivermos uma ligação à Internet. E uma delas é ter aulas, cursos e workshops e até consultadoria.As opções neste caso também são muito amplas.

Se oferecermos serviços de consultoria (por exemplo, em marketing digital para empresas), podemos expandir a área geográfica de nossos clientes. O mesmo se darmos aulas de idiomas, ou mesmo aprendemos a tocar um instrumento. A boa notícia é que hoje a tecnologia nos dá acesso a uma ampla variedade de plataformas e modalidades de comunicação e muitas delas são gratuitas.